17 maio 2008

A sordida Tecnologia

Estava eu a ver um episodio dessa grande serie "Californication" quando de repetente o protagonista diz esta coisa assustadoramente verdadeira:
Mas, na verdade... É mais eu a mijar do meu cu que outra coisa qualquer. Sabes, é apenas... As coisas incomodam-me e eu queixo-me, escrevo-as.
A minha última obsessão é apenas o facto de que as pessoas parecem estar a ficar cada vez mais burras. Quero dizer, temos esta espantosa tecnologia e, no entanto, os computadores basicamente transformaram-se em máquinas de masturbação caras. A internet devia libertar-nos, democratizar-nos, mas... Mas tudo o que nos deu na verdade foi a candidatura cancelada do Howard Dean e 24 horas de acesso a pornografia infantil. As pessoas... Elas já não escrevem. Elas blogam. Em vez de falarem, elas enviam mensagens. Sem pontuação, sem gramática, L.O.L. isto e R.O.T.F.L. aquilo. Parece-me simplesmente que se trata apenas de uma cambada de pessoas estúpidas a pseudo-comunicarem com outra cambada de pessoas estúpidas numa protolinguagem que se assemelha mais ao que os homens das cavernas costumavam falar do que o Inglês do Rei. Contudo, também sou parte do problema. Estou a blogar como eles. Daí a minha aversão por mim mesmo, sabes.

David Duchovny, roling Hank Moody in Californication

Tirando a parte da "aversão a mim mesmo" é a dura realidade que a internet também desencadeou. As pessoas isolam-se em casa, fazem tudo pela internet, enfim. À dias já nem sabia utilizar o multibanco... as contas pago-as em casa pelo net-banco, onde vou, pago com o cartão! Que dependência esta! À dias fiz um teste de forma involuntária. Deixei telemóvel esquecido em casa e consegui sobreviver das 8h da manha às 18h! Quando peguei nele apenas tinha uma mensagem, e eu a pensar que já estava desligado por falta de bateria. Mas o importante é que já consigo sobreviver sem ele grande parte do dia, o que diga-se de passagem, é um feito nos dias de hoje. Ai tecnologias, a quanto obrigas...

Sem comentários: